A importância do apoio psicológico para mulheres vítimas de violência doméstica

Atualizado: Jan 18

O apoio psicológico para mulheres vítimas de violência doméstica é muito importante para que as vítimas recebam apoio e suporte emocional necessários para sua recuperação, possam elaborar o sofrimento vivenciado, além de obterem conhecimento e conscientização sobre a violência que sofreu ou que ainda sofre.

Existem diferentes formas de violência doméstica, o feminicídio, agressão física, ameaça e assédio sexual são as formas mais visíveis e evidentes. Mas têm formas mais sutis de maus tratos como a humilhação, chantagens emocionais, culpabilização, controle e abuso psicológico. Todos esses exemplos de violência causam muitos prejuízos nas vidas dessas mulheres, prejuízos físicos, emocionais, sociais, financeiros e pessoais.

A ajuda psicológica pode ser realizada através do atendimento psicoterapêutico individual, onde através do acolhimento e escuta ativa, essa mulher possa ser ouvida, compreendida e fortalecida. Além do atendimento individual, o apoio psicológico também pode ser realizado através de grupos terapêuticos e rodas de conversa. Nesse formato de grupo, as mulheres têm um espaço de fala e escuta, compartilhamento e trocas de experiências, aprendem e evoluem muito com as falas das outras mulheres, elas sentem que não estão sozinhas e que isso não acontece só com elas. Em ambos os contextos, é importante que essas mulheres se sintam acolhidas, seguras e confiantes no processo. O trabalho psicológico com essas mulheres visa recuperar a autoestima, amor próprio, sentimento de capacidade, autovalorização, identidade, ou seja, se fortalecer emocionalmente para romper com o ciclo da violência.

Infelizmente o cenário de violência doméstica ainda é muito presente em nosso país e no mundo e só conseguiremos romper com esse ciclo de violência através da informação, conhecimento, conscientização e apoio emocional para as vítimas e as pessoas envolvidas.

Se você sofre ou já sofreu algum tipo de violência, procure ajuda, converse e compartilhe suas dores.

Nós queremos te ajudar.

Você vale muito, sua vida vale muito!

Você não precisa fazer isso sozinha, junte-se a nós!




38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo