top of page
d4528166-81e9-4419-8f90-046d4be42993.jpg

Maio de 2019

Elaine Almeida, artista visual, professora, arteterapeuta e especialista em violência de gênero, deu início ao projeto Efêmera em Ribeirão Preto em 2019 com apoio da Juíza do Anexo da Violência Doméstica, Carolina Gama. O projeto começou com acolhimentos de mulheres vítimas de violência doméstica, utilizando a arte de pintar camisetas e promovendo o empoderamento feminino para abordar seus direitos, em um espaço cedido pelo Complexo Anália Franco. Com a chegada da pandemia, o local foi fechado, levando Elaine a criar um trabalho online, expandindo os acolhimentos para todo o Brasil.

Em 2022, ela lançou o projeto de pintura com stencil em camisetas na comunidade Nazaré Paulista, enquanto continuava os acolhimentos online, já em parceria com psicólogas e terapeutas, formando uma equipe especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

Maio de 2022

Esse trabalho nos permitiu ampliar nossa compreensão para além das teorias, sobre as dificuldades que as mulheres de periferia enfrentam ao denunciar abusos, muitas vezes normalizando a violência.

Outubro de 2024

Em 2024, já acolhemos mais de 400 mulheres, oferecendo orientação jurídica, grupos de acolhimento online gratuitos, terapia individual com valores acessíveis, cursos de pintura e grupos de arteterapia que promovem o autoconhecimento. Essas iniciativas oferecem às mulheres a oportunidade de mergulhar em suas histórias e buscar a ressignificação das dores e traumas dos abusos sofridos ao longo da vida. Nossa missão vai além de acolher mulheres que já enfrentaram a violência; buscamos também empoderá-las, para que não voltem a passar por esses traumas.