SOBRE

Elaine Almeida - artista visual; educadora social; artivista; feminista.
Sua trajetória artística surge de seu caminho e fortalecimento feminino. 
Elaine foi a única mulher entre os três irmãos e filha de pai extremamente conservador. 
Diante dessas adversidades Elaine encontrou no desenho um porto seguro. Aprendeu a desenhar usando o computador, em 2004 conseguiu um emprego como projetista, onde trabalhou por 09 anos coordenando projetos gráficos. 
Foi ter sua primeira formação só em 2013 pelo Curso de Design de Interiores, na Faculdade Belas Artes de São Paulo.
Em 2017, decide abandonar a segurança de um trabalho formal para se dedicar ao que a preenchia: ajudar pessoas a empoderar-se através da arte. 
Participou de inúmeras exposições artísticas sobre o tema, seu trabalho se baseia em sua própria vivência e sua arte é inspirada na arte urbana, influência do tempo em que vivia em São Paulo e admirava os grafites espalhados pela cidade. 
Por meio do Stencil, ministrou oficinas no SESC Ribeirão e Birigui, oficinas de arte para menores infratores e mulheres vítimas de violência doméstica realizada no Naem - Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher, ministrou oficinas de stencil e grafite na Semana de Aniversário de Portinari, participou com o projeto Efêmera na Semana de Diversidade e Inclusão da Bayer em São Paulo, pintando um mural que simbolizou a desconstrução de barreiras.
Elaine criou em 2019  o projeto Efêmera, onde vem ganhando destaque e ajudando centenas de pessoas a se encontrar através da arte!

PROJETO EFÊMERA

Um projeto que usa a arte para empoderar pessoas.

O Projeto Efêmera foi criado pela Artista social Elaine Almeida com o objetivo principal de acolher vítimas de violência doméstica, promover a reunião delas em um local seguro, onde ocorre a conscientização e trocas de vivências. O projeto também tem a missão de preparar essa mulher para uma nova atividade, profissional ou recreacional, visando empoderá-la na conquista de seus direitos como mulher, além de promover sua autonomia financeira.

O projeto começou em Ribeirão Preto, foi replicado em outras cidades e agora se lançando no mundo através do curso online: “Vivendo de arte stencil”, onde são realizadas aulas online com o objetivo de ensinar passo a passo a pintar com stencil, descobrir um propósito dentro da arte e ajudar pessoas a ter uma renda através do trabalho artístico. Assim, abrindo portas para que homens e mulheres participem, a ideia é alcançar um número muito maior de pessoas!

  • youtube
  • Facebook
  • Instagram

©2020 - Todos os direitos reservados

Somos de Ribeirão Preto.

PROJETO EFÊMERA por Elaine Almeida. 

CNPJ: 30.261.588/0001-06